Este método, desenvolvido por Giandomenico Facchina quando da execução de seus projeto para a Ópera de Paris, é largamente empregado em nossos dias, mas ainda assusta muita gente….
Vamos desmitificá –lo?
Com ele, temos a comodidade de trabalhar confortavelmente em nossos espaços, pode ser aplicado a pequenos ou extensos projetos, podem ser utilizados materiais de diferentes espessuras, além de se obter como resultado, uma superfície lisa, o que é, no caso de mesas, uma óbvia intenção.
O desenho deve ser transferido para o lado rugoso do papel (neste caso, o kraft monolúcido) , sempre invertido lateralmente.
São então, eleitos os materiais, e confeccionada uma escala de cores.
Assim, usando um adesivo solúvel em água, a cola de farinha, as tesselas são coladas invertidas, ou seja, com sua superfície lisa, sobre o papel.
E depois de completamente seco, o mosaico é assentado sobre a superfície indicada, com o uso de argamassa.
Após a cura completa do cimento, o papel é facilmente removido , desde que esteja bem umedecido…. e voilá!
Removido o papel, a última etapa é de rejuntamento e acabamento da peça.