“Las caras de Cervantes”

Em 22 de Junho de 2017 aconteceu no Instituto Miguel de Cervantes (Brasil), localizado na Av. Paulista, a exposição “Las caras de Cervantes”. 

Tudo começou quando os alunos do instituto, nas aulas de espanhol, começaram a trabalhar com a biografia de Miguel de Cervantes em pleno ano Cervantino (2016 – 400 anos da morte de Cervantes). A partir daí, começaram os questionamentos sobre qual era o rosto que representaria o escritor espanhol e, consequentemente, poder ligá-lo ao imaginário social atual.

Sob a curadoria da prof. Marta Perez, e organização de Galeria Godê, Blog Correveidile e traduções Mei Santana foi feita a convocatória para que artistas das mais variadas técnicas pudessem representar o rosto de Miguel de Cervantes através da leitura desta biografia.

Assim que tomamos conhecimento deste projeto, através do produtor e músico Rafael Altro, estudamos e apresentamos nossa proposta a ser executada em mosaico, à organização.

Aprovado nosso croqui, iniciamos o planejamento de execução da obra em mosaico, já que teríamos o curto espaço de 30 dias para finalizá-lo, e apresentá-lo à comissão organizadora da Exposição.

Mapeamento da imagem, estudo de cores e escolha de materiais…

O mosaico foi realizado à quatro mãos, em técnica direta, utilizando smalti Orsoni e pasta vítrea brasileira. Na execução de nossa idéia da parte em tecido do projeto, contamos com a colaboração de Doroty Altro.   

Entrega da obra à Prof. Marta Perez para montagem da exposição

A Exposição

A vernissage aconteceu no dia 22 de junho de 2017, no espaço cultural do Instituto Miguel de Cervantes, na Av Paulista.

visitantes durante a vernissage
 Carlos Jiménez Vázquez (Galeria Godê) à esquerda e Prof. Marta Perez à direita.
Rafael Altro, Regina Shahini, Simone Berton e Renato Canzian

A exposição contou com 17 obras , nas mais variadas técnicas, colagem, óleo sobre tela, aquarela, caneta sobre cartolina, stencil, bordado, xilogravura, carvão vegetal sobre papel.

Por esta ocasião, cada obra foi presenteada com versos de Cervantes, oriundos de “Viagem ao Parnaso”, de “Persiles”, de “Quixote”e outras poesias , escolhidas por José Montero Reguera, Catedrático da Universidade de Vigo e Presidente Honorário da Associação de Cervantes:

Pelo mosaico ainda ser pouco difundido nos meios culturais em nosso país, sentimos que nossa obra causou um certo ïmpacto, uma curiosidade. Como conseguir, com um material rígido como o utilizado, reproduzir a imagem com o volume, cor , brilho e realismo.

Visita técnica guiada

Os organizadores da exposição promoveram um sábado de atividades culturais no instituto e convidaram os artistas participantes da exposição, a conduzir uma visita guiada a suas obras , direcionada a visitantes e alunos de escolas públicas convidadas.

Diante do olhar atento e curioso dos jovens, que pouco conheciam sobre a técnica do Mosaico, pudemos contar um pouco do processo de criação, planejamento e execução de nossa obra.

Workshop de demonstração

Em consequência do sucesso da visita guiada e da curiosidade despertada, fomos convidadas a pensar numa atividade, que demonstrasse um pouco do uso de nossa técnica.

Planejamos duas obras para serem executadas para este evento:  a logomarca do Instituto e o “bacyelmo”de D. Quixote.

Organizamos da seguinte forma :

Convidamos nossas amigas: Cristina Passaretti para ministrar uma palestra sobre mosaico durante o Workshop e Monica Mascheroni e Iara Valerio a executarem a logomarca do Instituto.

Iara Valério, Monica Mascheroni, Regina Shahini, Cristina Passaretti e Simone Berton
Mônica Mascheroni e Iara Valério

A nós, coube a tarefa de finalizar o mosaico sobre o Bacyelmo , que foi criado e cuja estrutura foi desenvolvida  em nosso ateliê (mosaico estrutural e técnica direta com smalti mexicano e ouro veneziano:

Simone Berton
Regina Shahini

Aos convidados foi dada a oportunidade de experimentar o corte de materiais utilizando martelina e tagliolo, nossas ferramentas de trabalho.

Ao término, presenteamos o Instituto com a Logomarca e a Prof Marta Perez, com o Bacyelmo.

 “Trabalhar juntas na criação desta obra foi muito prazeroso, já que somos sócias e trabalhamos juntas diariamente no ateliê, porém foi muito desafiador e um grande exercício de desapego. O processo de criação de um rosto em mosaico é muito particular e envolve constante estudo, observação e recolocação das peças.”

  Regina Shahini e Simone Berton

“Cervantes” 2017

https://www.godegaleria.com.br/

http://blogcorreveidile.blogspot.com/2017/06/llega-el-dia-de-la-inauguracion-de-la.html

“Las caras de Cervantes”
Abrir whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá! Em que podemos te ajudar?