Da origem aos dias atuais – Smalti Orsoni, história e evolução

Angelo Orsoni partiu para Paris em 1989 com a intenção de mostrar ao mundo – e acima de tudo a ele mesmo – que, dentro dos vastos recintos da Grande Exposição de Paris, ao lado das técnicas mais vanguardistas que olhavam constantemente para a aproximação do futuro, um lugar de honra poderia ser atribuído, um meio antigo e nobre: o mosaico. Seu sucesso, quando chegou, foi enorme. Seu painel multicolorido, criado como uma coleção de amostras de mosaicos de smalti e ouro, representou o primeiro objetivo de Orsoni em uma vida dedicada ao mosaico.

Angelo Orsoni nasceu em Murano em meados do século XIX e, como muitos de seus contemporâneos, passou seus primeiros anos trabalhando em fábricas de vidro. Mas em pouco tempo, esse trabalho tornou-se sua grande paixão.

Ele foi descoberto pelo célebre mosaicista Giandomenico Facchina que, em 1877 abriu uma fornalha para fabricar tesselas em mosaico em Veneza e ofereceu a Orsoni um emprego na produção de smalti. Facchina mudou-se para a França, mas o jovem Angelo relutou em segui-lo, impedido não apenas por seu amor por Veneza, mas por sua firme convicção de que ele poderia se tornar um sucesso em sua cidade natal. Facchina apresentou seu valioso assistente à oficina veneziana e imediatamente se tornou seu melhor cliente: era 1888.

No ano seguinte, a Grande Exposição foi realizada em Paris. Esta foi a era da Art Nouveau, quando o mosaico deixou de ser considerado simplesmente um meio para obras de arte religiosas e foi usado pela primeira vez na arte e decoração seculares.

Exposition Universelle de 1889 – Paris
Painel exibido na Grande Exposição de 1889 em Paris, França

No início do novo século, Angelo Orsoni transferiu a sua sede na Misericordia para a Fondamenta di Cannaregio, onde ainda está situada até hoje. Enquanto continuava experimentando cores, Orsoni conseguiu demonstrar sua genialidade no campo da inovação técnica, introduzindo o aquecimento do carvão e inventando uma prensa cilíndrica rotativa para comprimir a pasta de vidro incandescente, obtendo dessa maneira uma superfície mais uniforme.

Fábrica ORSONI – Rua Cannaregio, 1045 Venezia VE https://www.orsoni.com/

O nome de Orsoni logo se vinculou a grandes projetos, como os da Ecole des Beaux Arts, do Trocadéro, do Hotel de la Ville, da célebre Opera House, da Catedral de Sacré Coeur em Paris, do Santuário de Lourdes e da Catedral de São Paulo em Londres, para citar apenas alguns exemplos.

Quando Angelo Orsoni morreu em 1921, seu filho Giovanni herdou uma empresa que já estava estabelecida em toda a Europa.

Giovanni Orsoni foi responsável pelas maravilhosas decorações em mosaico nas torres da obra-prima de Gaudí, a Igreja da Sagrada Família em Barcelona, e mosaicos dentro do Altare della Patria em Roma.

Giovanni foi assistido por seu filho Angelo, que assumiu a empresa após a morte de seu pai em 1935.

Os anos da Segunda Guerra Mundial criaram uma breve pausa nas atividades dos Orsoni, que foram renovadas com vigor e entusiasmo após o término da luta, quando Angelo foi acompanhado por seu filho Ruggero.

Quando seu pai morreu em 1969, Ruggero continuou incansavelmente como sempre, junto com seu irmão Lucio, que acrescentou um novo ofício à produção tradicional de smalti, abrindo uma oficina de fabricação de mosaicos acabados. Agora, os mosaicos da Orsoni podem ser admirados nos cantos mais distantes da terra – de St. Christopher na Bélgica ao Mausoléu de Ataturk em Ancara, Abadia de Westminster em Londres, cúpulas douradas e Budas em Bangcoc, Palácios do Rei na Arábia Saudita, Fórum de Les Halles e Bassin de La Défence em Paris e o Pagode do Grande Palácio da Família Real na Tailândia.

Em 2003, a Trend Group, fundada em 2000 por Pino Bisazza, adquiriu a fundição Angelo Orsoni, enriquecendo assim a empresa internacional, já conhecida mundialmente pela produção e distribuição dos mosaicos industriais, com a histórica empresa veneziana de artesanato. Lucio Orsoni ainda hoje é consultor artístico e presidente honorário da empresa. Com a aplicação de todas as tesselas, a história dos Orsoni continua, tão brilhante, tão pura e mágica quanto os próprios mosaicos.

As obras citadas neste post, um pouco mais da história, imagens do processo de fabricação do smalto, por dentro da Orsoni, catálogo de cores – e muito mais – podem ser apreciados no CATÁLOGO VIRTUAL:

Fonte:
Traduzido de: https://www.orsoni.com/the-story

  • No Brasil, o Smalti Orsoni pode ser encontrado na Berton e Shahini Mosaicos. Estamos em São Paulo, capital e distribuímos para todo o Brasil – Desde 2015 revendendo os tradicionais Smalti venezianos com assessoria de projetos.

Da origem aos dias atuais – Smalti Orsoni, história e evolução
Tagged on:                 
Abrir whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá! Em que podemos te ajudar?